quinta-feira, 17 de maio de 2012


   Hoje, 11 de maio de 2012, damos inicio ao Carnaíba, Cultura em Evidência.
   Escolhemos para ínicio uma caminhada retrospectiva por essas terras, pertecente ao Múnicipio de Flores, nesse belo Estado de Pernambuco.
   Usaremos aquela expressão, provavelmente proferida por JOÃO GOMES DOS REIS, nosso antecedente: "Nesse mundo seco do sertão, tanta água junta nessa lagoa e no rio.Um mundo d'água!".
    A famosa lagoa da barroca, larga na cabeça e fina na ponta, circundada por enormes cajaranas e frondosas Carnaubeiras, era um convite irrecusável ao descanso, ao pernoite. Em outro lado uma grande extensão de areia branca, atapetada de mussanbês e salsas floridas, denuciava a existência temporária de águas puras e cristalinas de um rio que seguia o curso até onde a vista alcança sem parar, para desaguar no pai Chico que está sempre a espera de braços abertos.
   Essa descrição leva aos passos do desbravador JOÃO GOMES DOS REIS, Paraibano forte que se embrenhou nos idos de 1.850, como almocrefe que transportava em burros de cargas as mercadorias trazidas do seu Estado para serem vendidas em Pernambuco, sendo seu trajeto por essas ribeiras, precisamente essa área do Pajeú, com água e sombra para acolher esses viajantes e seus animais.
   Toda disponibilidade do que precisava encontrou, daí a resolução de buscar informações no Municipio de Flores, para logo em seguida instalar - se com a família nesse rincão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário