terça-feira, 18 de setembro de 2012

                   GRUPO DE PÍFANOS DO TRAVESSÃO DO CAROÁ


Esse grupo existe desde a década de 40, quando Zé  Biá (pifeiro), Januário (pifeiro), Raimundo (zabumbeiro), Zezé (caixa), e Manoel (rebeca), família Saviano, reuniram –se para iniciar o grupo que sobrevive até hoje, com os ensinamentos passados de geração a geração.
Essas pessoas, quilombolas, instaladas na região do Moxotó, município de Custódia – PE, faziam suas apresentações em toda região.
Com o passar do tempo, o sobrinho dos iniciantes, José Alfredo da Silva conhecido por Dezinho Pifeiro, morando nas proximidades no Sítio Caxi, observando os tios, acompanhando essas funções, foi aprendendo a tocar o pífano, a zabumba e a caixa.
Sentindo que o grupo iria se desfazer com a morte dos fundadores, tratou de organizar –se e ensinar aos seus irmãos: Agenor ( pifeiro) Brasiliano(zabumbeiro) e seu primo Antônio Manoel (caixa), para continuar com o grupo, quando já moravam no sítio Inveja, no Município de Carnaíba.
Juntos ensaiavam e tocaram a primeira festa no povoado de Queimada Grande, no Município de Afogados da Ingazeira, no dia 12 de Julho de 1975.
Por força das circunstâncias saíram do Município para outros setores, mas retornaram e se fixaram até hoje, no Sítio Travessão do Caroá em Carnaíba.
Ao mesmo tempo que a Banda de Pífanos dos tios continuava viva, a de Dezinho começou a ficar conhecida, daí tios e sobrinhos se revezavam nas apresentações.
Com a divulgação desses grupos, o de Dezinho passou a chamar a atenção dos apreciadores do pífano e em 1981 teve a oportunidade, juntamente com o grupo do tio, de se apresentar pela Rede Globo do Nordeste e na TV Universitária, levando – se em consideração o jeito eclético de tocar o pife, uma vez que o seu repertório baseia –se mais na canção regional, especialmente, Zedantas, exprimindo, também, a beleza da valsa, marzuca e dobrados.
Toca, sem nenhuma dificuldade, os hinos religiosos, e é capaz de sustentar uma grande festa por dias a fio.
Muito procurado, seu campo de trabalho vai de Carnaíba a Custódia, mas já começa a ser apresentado em outros lugares.
É, hoje, um exemplo para toda região do Caroá, que já tem uma escola implantada no Travessão, extensão da Escola de Música Maestro Israel Gomes, ensinando alunos para formarem novas bandas de pífano.
É cadastrado na Secretária Municipal de Cultura, Desporto e Lazer e tem sua sede no Sítio Travessão na residência do Sr.  José Alfredo da Silva, conhecido como  Dezinho do Pife,  presidente do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário