quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OS MAIORES FEITOS DA HUMANIDADE NÃO ACONTECEM NOS SONHOS... FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE IBITIRANGA- CARNAÍBA-PE

          Os acontecimentos do dia-a-dia provam isso: as histórias vividas nas pequenas cidades, povoados, distritos ou até em comunidades de habitações distantes umas das outras, resistem ao tempo quente, frio ou tempestades, nada interrompe o curso.
Assim o ser humano é capaz de feitos incríveis, de transformar os lugares mais parados, mais calmos e muitas vezes apáticos, sem vida, numa grandiosa efervescência ou como popularmente dizemos: num formigueiro.
          Foi essa impressão que tive nesse final de semana, 26, 27 e 28 de Janeiro de 2013, visitando o nosso Distrito de Ibitiranga, ocasião que se realizava a 107ª festa do Padroeiro São Sebastião.
         Entrando na capela comecei por contemplar sua estrutura física, imponente, bela, bem cuidada, superlotada de fiéis que rogavam graças e bênçãos ao Padroeiro.                             Como se houvesse uma interlocução entre ambos o Santo parecia confirmar a sua intercessão junto ao Pai Eterno, talvez advertindo para não esquecerem o que Euclides da Cunha disse: " O Sertanejo, antes de tudo, é um forte", por isso tenham calma, agüentem mais um pouco".
          Parece mágica!
           Encerrada a celebração religiosa, ao sair na calçada da igreja, já vejo uma multidão assistindo a pirotecnia, pifeiros, banda filarmônica, cantos harmoniosos e mais para o meio da praça um sem fim de barracas cheias de gente como se não existisse estiagem, fome e sede. Uma imensa mistura com o parque de diversão, o palco de shows e daí a pouco o tempo fecha com o som de bandas que desfilam no palco como as moças bonitas desfilam na rua mostrando sua formosura, ( assim se dizia) com olhares curiosos e talvez assustados diante de tão intenso fluxo de quem vai e quem vem, como se fosse uma onda. Falando em onda, o mais impressionante nessa festa é a roda gigante que roda a noite inteira cheia de gente, ao som das bandas e na última noite amanhece o dia e segue cheia o dia todo, no pingo do sol, como se pedisse para a festa não acabar.
Tudo ali estava envolto por uma aura mágica na qual o cardápio é apimentado pelos namoros, paqueras, roçar de corpos, curtição e loucuras de música estridente e bebedeiras, adoçado de beijos e abraços fraternos na alegria do reencontro de familiares que esperam um ano para saborearem o gosto da terra. Tem até comissária de bordo que chega trazendo lembranças dos estrangeiros. Que gosto bom!
O mais gostoso dessa festa é quando chega a segunda-feira e todos acordam para o último dia com o pipocar dos fogos avisando que o fim está bem próximo. Ao meter dos pés correm para a igreja, correm para a grande procissão e correm para as barracas onde acontece o maior samba do crioulo doido. São inúmeras barracas e em cada uma o som mais alto que na outra. Ninguém escuta, ninguém se entende, todos riem, todos bebem, todos gritam... ai que loucura gostosa...
Por ali, entre um acontecimento e outro, um bêbado diz ao telefone que vai arrancar o toitiço da filha, outro dança criando uma coreografia espalhafatosa e particular, as crianças dão uma de Michael Jackson, os homens sisudos requebram esquecendo o pudor dos machos, as moças ressuscitam Luiz XV e exibem os pés em sapatos lindos e espetacularmente altos, acompanhando o modismo das pernas de fora.
Ali fico a observar e pensar: "essa festa é mesmo um multifário..."
Até ia esquecendo de lembrar a variedade de público quando vejo numa mesa dois poetas ( bons danados), noutra, políticos assediados pelos bebedores de bicadas, na minha frente um camarada se descabela ao som de A Dama de Vermelho ( eita roedeira da peste), no mais fatigante calor, casais dançando brega e forró enquanto o suor pinga, outros cochichando ao ouvido, tem até uns entrambecando de cachaça. Engraçado é ver os velhinhos de cabelos brancos passeando e observando os farristas nas barracas como se recordassem sua mocidade. Eu ví até um banguelo sorrindo pra se acabar e uma moça de bota cano alto, talvez com os pés nadando em suor. Não posso esquecer que alguém olhou de longe para um senhor de cabeleira farta dizendo que era um homem de chapéu...kkk
Preciso contar, também, que o carro que me levou serviu de guindaste para puxar outro carro que subiu e desceu numa calçada com um casal... o que estariam fazendo?
Não houve brigas, tudo na Santa Paz de Deus. Isso é legal!
Que delícia!
A Carnaibaneidade que me domina e me emociona na imensidão dessa festa, levou-me a rememorar Domingos Jacinto, Manoel de Louro, Leobino, Dona Laura, e tantos que em sua época engrandeceram essa festa e festejaram como podiam e ao mesmo tempo me fez lembrar que Carnaíba este ano completará 60 anos de Emancipação Política, em 30 de Dezembro e, como sexagenária, viu muitas festas como essa de Ibitiranga em outros recantos seus: Itâ, Roça de Dentro, Serra Branca, Lagoa do Caroá, nos sítios e na cidade, cada uma com suas peculiaridades e originalidade, sem perderem a essência, mas recebendo influências, caminhos que justificam a evolução dos tempos e a modernidade.
A cada final de festa, "ai que saudade me dá dos bate papos, do disse me disse... ai que saudade me dá."

MARIA MARGARIDA PEREIRA AMARAL DE LIRA ( Responsável pela pasta de Cultura do Município)

Carnaíba, 29 de Janeiro de 2013

 

 

 

 

 

Banda da Escola de Música encanta população de Ibitiranga

O Distrito de Ibitiranga, localizado na zona rural do município de Carnaíba, vivenciou no período de 19 a 28, a 107ª Festa de São Sebastião. 
No dia 27 (domingo), a noite foi dedicada a Prefeitura. Além das três atrações musicais, o Governo Municipal presenteou a comunidade com a apresentação da Banda Filarmônica da Escola de Música Maestro Israel Gomes, que se apresentou após a missa.
 Regida pelo o Maestro Gilson Malaquias, a Banda encantou a população com o repertório de Luiz Gonzaga. A Escola de Música foi fundada em 2005 na gestão do ex-prefeito Anchieta Patriota através do Projeto “A Música Vive”, que terá continuidade no governo de Zé Mário Cassiano.






Festa de São Sebastião em Ibitiranga é encerrada com celebração eucarística, procissão e animação nas barracas

Na manhã desta segunda-feira (28), aconteceu o encerramento das festividades em honra a São Sebastião no Distrito de Ibitiranga em Carnaíba. 
A programação teve início às 10h da manhã com a celebração eucaristia, presidida pelo o Padre, Antônio Orlando Bezerra. Em seguida, os fiéis encheram as ruas do distrito de fé e esperança, na tradicional procissão. 
 
A festa chamou atenção dos visitantes, pois mesmo com o sol escaldante, a rua principal do distrito ficou completamente lotada. A meninada brincava no parque. Em cada barraca tinha um artista diferente se apresentando.
A primeira dama do município, Marluce Freire, prestigiou o evento representando o prefeito, Zé Mário Cassiano, que se encontra em Brasília no Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas, com a presidente Dilma Rousseff. Marluce estava acompanhada do seu filho, Mário Júnior e da diretora de Cultura, Margarida Pereira; além dos vereadores Luiz Alberto e Cícero Batista.
 
Francisco Noé (Chico de Zé Noé), Vereador Cícero Batista, Mário Júnior, Marluce Freire, Vereador Luiz Alberto e Margarida Pereira. 
FLASHES NO EVENTO: 


 


 

Poetas Genildo e Alexandre Morais com a 1° Dama Marluce Freire e a Secretaria de Cultura Margarida Pereira
 
   



Três atrações animaram a Festa de São Sebastião em Ibitiranga. Banda Forrozão das Antigas foi uma delas

Forró Bom Demais;
Na noite deste domingo (27), dando continuidade aos shows da 107ª Festa de São Sebastião do Distrito de Ibitiranga em Carnaíba, o Governo Municipal, presenteou a comunidade com três atrações.
Forró Bond Demais abriu a noite, esquentando o público presente com um repertório estilizado. Logo depois, foi à vez da Banda Encanto de Mulher se apresentar, surpreendendo a todos. 
Banda Encanto de Mulher
E em seguida, fechando a noite, a banda mais esperada, Forrozão das Antigas, subiu ao palco, fazendo a galera cantar as belas canções que marcaram época.

 
 
 

Flashes na festa:

Tarcy Monteiro (cantora), Aryel Aquino (chefe editor do Blog), Fabiane Leite (cantora) e Elayne Moreno (cantora); todas da Banda Forrozão das Antigas
Segurança Mororó de Carnaíba - PE   

Tarcy Monteiro, vereador Zé Ivan, Elayne Moreno e Fabiane Leite; 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário